• Telefone: (16) 4141-1675
  • contato@centercursos.com.br

 

Presencial ou online, modalidade que cresce a cada dia pelas inúmeras vantagens financeiras e instrucionais, investir em cursos e treinamentos é uma decisão acertada, porém para ter o retorno do investimento e aproveitar ao máximo os novos conhecimentos é necessário tomar algumas medidas de precaução, segurança, análise de conteúdo e recursos, preparo, disciplina, prática e continuidade.

 

PRECAUÇÕES SOBRE A EMPRESA: Pesquise sobre a idoneidade, histórico e reputação da empresa que oferece o curso. Principalmente em cursos online é muito comum encontrar sites que são apenas uma coletânea de cursos, onde o proprietário não tem qualquer histórico profissional na área educacional, não conhece tecnicamente os cursos e nem quem são os professores, tendo apenas adquirido uma mini franquia virtual para fazer renda.

INFORMAÇÕES SOBRE O INSTRUTOR/PROFESSOR:  Verifique se estão disponíveis informações suficientes sobre o instrutor/professor do curso, em relação a experiência sobre os assuntos do curso, se há realmente envolvimento entre o instrutor/professor e a empresa e se é possível  ter contato com o instrutor/professor para sanar dúvidas sobre o curso. Há casos que o instrutor/professor nem sabe que seus cursos estão sendo comercializados em determinados sites.

SEGURANÇA:  Antes de inserir seus dados, verifique na parte superior do seu navegador, se o site tem o símbolo de cadeado, juntamente com a palavra Seguro. Veja também se a url do site é http”S” o s significa que o ambiente do site é seguro, exemplo: https://ccead.com.br. Na área de pagamento, também verifique se o sistema é seguro, se tem boa reputação, se é conhecido e aceito pelo mercado, exemplo: pagseguro, paypal, moip, gerencianet, etc.

ANÁLISE DE CONTEÚDOS E RECURSOS: Leia atentamente as informações contidas na página do curso.  Confirme se o conteúdo programático é o esperado, quais os recursos instrucionais disponíveis. Se presencial o que precisa levar,  se online, o que é preciso ter e instalar no computador, qual o tempo de acesso disponível ao curso, se tem recurso tira dúvidas, se há disponível o fórum de discussão entre alunos, etc.

PREPARO: Esteja ciente dos pré requisitos do curso, dos equipamentos e softwares necessários. Para cursos online, uma boa dica é ter uma segunda tela. Uma para assistir as aulas e outra para praticar.

DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO:  Um dos fatores mais importantes para se ter retorno do investimento em cursos e treinamentos é a disciplina.

DATAS E HORÁRIOS: Tenha reservado e anotado os dias e horários das aulas. Cursos presenciais dificilmente tem reposição de aulas. Para cursos online, um dos fatores prejudiciais já que as aulas estão disponíveis 24 horas por dia, por um determinado tempo é postergar ou não criar uma frequência equilibrada das aulas.  Estipule uma meta determinando quantos dias da semana e quanto tempo estudará por vez.  Exemplo: 3ª, 5ª e domingo, das 20 às 22h.
CONCENTRAÇÃO  E FOCO: Seja presencial ou online, durante o tempo de aula, concentre-se no aprendizado. Desconecte-se de outros pensamentos, redes sociais, celular, etc.  Dê atenção aos ensinamentos e aos exercícios. No caso de cursos online, monte seu ambiente de estudo, evite assistir aulas tendo apenas o celular como recurso o que o impede de praticar, escolha um local silencioso e confortável.   Curta o processo dos novos conhecimentos que estará adquirindo. Crie pensamentos positivos em relação aos benefícios e oportunidades que estão por vir.
SEQUÊNCIA E FIXAÇÃO: Principalmente para cursos online, siga o curso na sequência que foi criado. Não passe para o módulo seguinte sem ter fixado os conhecimentos e ter concluído a parte prática, caso a aula tenha este recurso.  Assista quantas vezes for necessário e repita os exercícios até obter a fixação dos conhecimentos. Afinal este é um dos melhores recursos dos cursos online em comparação com os presenciais. O importante é você aprender e não terminar rápido. Faça também anotações e resumos próprios, isso aumentará a fixação dos conhecimentos.
PRÁTICA APÓS O CURSO:  Após a conclusão do curso, comece a por em prática os conhecimentos obtidos, o mais breve possível. Principalmente os cursos que possibilitam o rápido retorno do investimento, sem depender de um novo curso sequencial para dar início à prática.

EVOLUÇÃO CONTÍNUA: Aproveite a motivação e a satisfação do curso concluído para dar sequência a novos conhecimentos mais avançados. Exemplo.: Após ter concluído o curso de MS Excel do básico ao avançado, faça o Dashboards com Excel, após este, faça o Macros e VBA para Excel, após este, faça o Power BI e por aí em diante. Com a atitude de aprender sempre, você terá cada vez mais conhecimentos para criar novas soluções e vai se tornando um profissional referência na sua área de atuação, abrindo cada vez mais portas e oportunidades.

Mantenha o hábito de aprender sempre e conte com a Center Cursos!

Forte abraço e sucesso,

Alexandre Borges
Diretor do Centro Educacional Presencial
e do Sistema de Ensino a Distância

Add Your Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

First Name*
Subject*
Email*
Your Comments